Todos nós sonhamos com ambientes organizados, mas com os espaços cada vez mais reduzidos, isto não é uma tarefa fácil. Neste quesito um closet é muito bem-vindo, mas também um armário bem dividido ajuda bastante.
Com o aumento do consumo acumulamos muitos objetos: sapatos, calças, bolsas, vestidos, camisas e por aí vai…. O que acaba nos fazendo perder tempo para encontrar as peças. Por isso, vou compartilhar algumas dicas que podem ser úteis na hora de projetar um armário.
Dica nº 01 - Cabideiros. Deixar espaço para cabideiros de camisas e calças facilita muito na organização. Cabides mais finos otimizam o espaço.
Dica nº 02 - Gavetas.
Gavetas são boas para roupas íntimas.
Dê preferência para prateleiras e cabideiros na organização das camisetas. Gavetas com nichos facilitam a organização.
Dica nº 03 - Vestido longo.
É importante prever um espaço para vestidos longos, mesmo que seja reduzido. Costumamos aproveitar aquele canto perdido no armário para isso.
Dica nº 04 - Profundidade do armário.
Para ternos, é necessária uma profundidade em torno de 60 a 65 cm, para não correr o risco de danificar o botão da manga do terno (detalhe importante).
Dica nº 05- Prateleiras com trilhos.
Prateleiras de correr (estilo gaveta) facilitam a visualização e manuseio da parte inferior do armário.
Dica nº 06 – Sapatos (a grande paixão da mulherada).
Deixar prateleiras reservadas para os sapatos em diversas alturas (para botas, sapatos de saltos, anabelas). De preferência um espaço isolado das roupas, para não passar cheiro.
Dica nº 07– Deixar espaços no closet para malas grandes.
Quando se tem um roupeiro na casa (armário destinado para cama, mesa e banho), utilizamos o espaço inferior, com uma altura aproximada de 80 – 90 cm destinadas a essas malas grandes, armazenadas de pé.
Dica nº 08– Bijuterias e acessórios também merecem espaços apropriados. Podem ser armazenadas em gavetas com divisórias em acrílico, ou em MDF revestidas em couro ou outro tecido.
Hoje muitas lojas de planejados nos auxiliam nessa divisão. Mas muitas vezes partimos para uma marcenaria artesanal, que não tem os mesmos recursos e nem o mesmo atendimento de uma loja especializada, então, tendo essas dicas em mente pode ajudar na hora da divisão do seu closet ou guarda roupa.
Comments