top of page
Foto do escritorAdrianna Cruz Arquitetura e Urbanismo

Estilo rústico chique: a mistura do campo com o urbano!

Se você quer fugir de uma possível frieza de alguns estilos e trazer uma sensação de aconchego com itens mais robustos e calorosos, o estilo rústico pode ser uma alternativa. As imperfeições dos móveis, texturas, itens naturais e acabamentos envelhecidos podem ajudar neste contexto, seja criando um ambiente elegante ou mais despojado.

O que é decoração rústica?

Materiais como itens de demolição, metais enferrujados, couro desgastado, vime, cerâmica, peles, pedras e tijolo aparentes, assentos confortáveis e tecidos com textura em móveis e acessórios também são comuns neste estilo.


O estilo rústico combina com qualquer cômodo da casa e proporciona um sentimento de aconchego e conforto. As principais cores utilizadas na nesse tipo de decoração são aquelas que fazem referência à natureza.


Projeto: Escala Arquitetura | Foto: Renato Navarro | Ilana Bessler

A aplicação destes elementos pode ser feita de acordo com o nível rústico que você quer dar ao seu ambiente e também se o próprio ambiente já possui alguma característica rústica em sua arquitetura, como por exemplo muita madeira, estruturas, pedras e tijolos expostos.


Em geral o rústico fica lindo quando introduzido juntamente com outros estilos. Um ambiente unicamente rústico tende a ficar mais pesado, quase como uma cabana no campo. Quando unido com elementos urbanos conseguimos trazer o melhor dos dois estilos, pois é isso o que fazemos em todos os nossos projetos.


O que significa rústico na arquitetura?

O rústico é relativo ao campo, à zona rural, próprio da vida no campo. Se utilizarmos o termo rústico no âmbito da arquitetura, isso nos remete a elementos naturais, com a textura mais bruta na qual podemos citar: a pedra, o tijolo aparente, a madeira e até mesmo o concreto aparente.


Projeto: Andrea Carla Dinelli | Foto: Adriana Barbosa
Mas onde e como surgiu o estilo rústico na arquitetura?

Estudos sobre a história da arquitetura e da decoração rústica em si mostram que a China foi a inspiração para que o estilo se difundisse pelo mundo.


O primeiro livro a apresentar designs de móveis rústicos foi publicado em 1754, na Inglaterra. “A New Book of Chinese Designs”, de Edwards e Darly, mostra como os europeus admiraram e se inspiraram nos jardins chineses. Pouco tempo depois, o estilo havia se espalhado na Europa. A Inglaterra e a França foram os principais polos da decoração rústica.


Não por acaso, o estilo rústico ganhou espaço paralelamente à Revolução Industrial – servindo desde a sua origem como uma “fuga” da cidade grande e das novas tecnologias, algo que acontece até os dias de hoje.


A New Book of Chinese Designs | Matthew Darly e George Edwards | The Metropolitan Museum of Art

Nos Estados Unidos, por sua vez, a decoração rústica bebeu de diversas fontes e se adaptou à realidade do local e da época. Por um lado, os índios norte-americanos, situados tanto nos EUA quanto no Canadá, já utilizavam os materiais naturais para construir suas moradias e ferramentas. Por outro, os europeus, que colonizaram o território, levaram o estilo para lá.


Muitas vezes sem dinheiro e longe das cidades, os colonos viajavam com pouca ou nenhuma mobília, tendo que construir suas casas com os materiais que tinham à disposição no local.


Quais cores combinam com o estilo rústico?

Por se tratar de uma decoração que utiliza muitos materiais naturais, a paleta correspondente é aquela que atende à natureza. Tons terrosos, verdes e azuis, casam bem com o estilo.


Foto: ColorTile Autrália

As cores mais adequadas são os azuis, branco, verde e vermelho – fazendo referência ao barro. No entanto, cores muito vibrantes podem jogar contra o sentimento de aconchego proporcionado pelo estilo rústico.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page